Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

PNUD disponibiliza recursos para HIV/ SIDA na Função Pública

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) vai apoiar a prevenção e combate ao HIV/SIDA na Função Pública em Moçambique, disponibilizando cerca de um milhão de dólares norte-americanos.

Segundo um comunicado do Ministério da Função Pública recebido hoje pela redacção da AIM, os valores chegarão à esta instituição governamental através da Unidade de Gestão de Fundos Rápidos do PNUD, e, os mesmos deverão estar disponíveis até 31 de Março do presente ano. “O financiamento do PNUD deverá ser aplicado no âmbito da Estratégia de Combate ao HIV/SIDA na Função Pública, aprovada pelo Governo moçambicano em Abril de 2009, com vista a reduzir os níveis de infecção pela pandemia no sector público moçambicano” lê-se no referido comunicado.

O nível de infecção pelo HIV/SIDA na Função Pública moçambicana está a preocupar o Governo, que adoptou, em Abril de 2009, uma estratégia de combate a pandemia, visando reduzir os actuais níveis de infecção que atingem cerca de 19 porcento do total dos funcionários públicos. Esta Estratégia, a ser implementado entre 2009 a 2013, reconhece o HIV/SIDA como uma pandemia que afecta a prestação da Função Pública em decorrência de absentismo, licença prolonga por doença, encargos sociais relacionados com a enfermidade e morte, além dos custos de reposição da força de trabalho.

De acordo com a análise do impacto demográfico do HIV e SIDA na Função Pública, cerca de 32 mil funcionários públicos dos 167 mil existentes em 2008, estavam infectados pelo vírus causador da SIDA, dos quais 10 mil destes precisavam de tratamento anti-retroviral.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!