Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

PNG ligado a energia eléctrica da rede nacional

O Parque Nacional de Gorongosa (PNG), na província de Sofala, Centro de Moçambique, estará ligado a rede nacional de energia eléctrica produzida na Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), até Junho próximo.

As obras deste projecto, orçadas em 700 mil dólares norte-americanos, levarão a energia eléctrica ao centro de acampamento turístico do PNG, em Chitengo. As mesmas resultam de uma parceria entre a Electricidade de Moçambique (EDM) e o PNG.

No quadro deste projecto serão estendidos 36 quilómetros de rede eléctrica de média tensão. O ramal parte da linha que transporta electricidade ao município de Gorongosa, ao longo da Estrada Nacional Número Um (EN-1).

As actividades preliminares de desmatação e abertura de estrada de acesso foram concluídas nos finais do ano de 2008, após o processo de desminagem do troço, e de um estudo de impacto ambiental executado pela IMPACTO, empresa de consultoria Moçambicana.

Todo o material, nomeadamente postes de electrificação, estruturas metálicas, condutores e isoladores já se encontram no terreno.

A ligação de Chitengo à rede eléctrica nacional impulsionará grandemente as actividades do turismo em progressão e constitui uma mais valia nos esforços de contenção de alguns custos de operação do PNG.

De igual modo, vai minimizar as despesas de manutenção e aquisição de lubrificantes e outros acessórios para grupos geradores, assim como melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem em Chitengo.

A energia que alimenta o centro do acampamento turístico e outros anexos ao PNG é gerada, presentemente, por grupos geradores que consomem enormes quantidades de combustíveis.

O parque gasta, em média, 272 litros de gasóleo/dia para garantir o funcionamento de três grupos geradores que fornecem energia a Chitengo e aos bairros residenciais.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!