O Parque Nacional de Gorongosa (PNG), na província de Sofala, Centro de Moçambique, estará ligado a rede nacional de energia eléctrica produzida na Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), até Junho próximo.
As obras deste projecto, orçadas em 700 mil dólares norte-americanos, levarão a energia eléctrica ao centro de acampamento turístico do PNG, em Chitengo. As mesmas resultam de uma parceria entre a Electricidade de Moçambique (EDM) e o PNG.
No quadro deste projecto serão estendidos 36 quilómetros de rede eléctrica de média tensão. O ramal parte da linha que transporta electricidade ao município de Gorongosa, ao longo da Estrada Nacional Número Um (EN-1).
As actividades preliminares de desmatação e abertura de estrada de acesso foram concluídas nos finais do ano de 2008, após o processo de desminagem do troço, e de um estudo de impacto ambiental executado pela IMPACTO, empresa de consultoria Moçambicana.
Todo o material, nomeadamente postes de electrificação, estruturas metálicas, condutores e isoladores já se encontram no terreno.
A ligação de Chitengo à rede eléctrica nacional impulsionará grandemente as actividades do turismo em progressão e constitui uma mais valia nos esforços de contenção de alguns custos de operação do PNG.
De igual modo, vai minimizar as despesas de manutenção e aquisição de lubrificantes e outros acessórios para grupos geradores, assim como melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem em Chitengo.
A energia que alimenta o centro do acampamento turístico e outros anexos ao PNG é gerada, presentemente, por grupos geradores que consomem enormes quantidades de combustíveis.
O parque gasta, em média, 272 litros de gasóleo/dia para garantir o funcionamento de três grupos geradores que fornecem energia a Chitengo e aos bairros residenciais.