Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
Publicidade

PNG : explorar recursos sem comprometer gerações futuras

Trabalhadores do Parque Nacional da Gorongosa (PNG), na província de Sofala, no Centro de Moçambique, participaram numa acção de formação em matéria de Gestão Ambiental Empresarial em Chitengo.

A formação, realizada há dias, visava dotar os participantes de noções que incutem a uma maior consciência e responsabilidade ambiental no ramo produtivo e adopção de modelo de exploração de recursos naturais que atende as necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras.

O curso, organizado pelo Sector de Avaliação de Impacto Ambiental e Saúde subordinado ao Departamento de Conservação do PNG, beneficiou colaboradores, técnicos, supervisores, coordenadores e gestores do PNG, segundo o Departamento de Comunicação do Parque.

“A formação de pessoas neste domínio é das medidas estratégicas primárias com vista a minimizar o impacto ambiental, pois o homem é dos principais responsáveis na alteração das propriedades físicas, químicas biológicas e mais do Meio Ambiente acometendo, por conseguinte, a saúde pública, a segurança, índice de qualidade de vida e o bem-estar da população, as actividades económicas, as condições estéticas e sanitárias da Natureza”, diz um comunicado do PNG recebido pela AIM, em Lisboa.

O documento sublinha que o “ser humano poluí permanentemente o Ambiente por causa de matéria e energia consequentes de suas actividades diárias”. Vários temas, nomeadamente os históricos da questão ambiental, o consumidor “verde” e o desenvolvimento sustentável, a gestão ambiental empresarial, os elementos da gestão ambiental empresarial, as dicas para um consumo sustentável, entre outros foram abordados durante esta acção formativa.

Foram igualmente passados em revista aspectos gerais da legislação ambiental moçambicana. O moderador do curso, por conseguinte, o gestor de Avaliação de Impacto Ambiental e Saúde, Edgar Faduco, avalia positivamente os resultados da formação. Segundo disse, “os objectivos para que a actividade formativa foi organizada “lograram-se satisfatoriamente”.

A Gestão Ambiental Empresarial refere-se a um conjunto de políticas, programas e práticas administrativas e operacionais que levam em conta a saúde e a segurança das pessoas, a protecção do meio ambiente através da eliminação ou minimização de impactos e danos ambientais decorrentes do planeamento, implantação, operação, ampliação, realocação ou desactivação de empreendimentos ou actividades incluindo-se todas as fases do ciclo de vida do produto.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!