Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

PM desafia Instituto de Cereais a ser mais ousada

O Primeiro-Ministro (PM), Aires Ali, desafiou, na quinta-feira,  o Instituto de Cereais de Moçambique (ICM) a elaborar propostas visando melhorar os níveis de aproveitamento da produção agrícola do país, muitas vezes perdida por diversas razões.

Falando a jornalistas momentos depois de visitar esta instituição, subordinada ao Ministério da Indústria e Comércio (MIC), Aires Ali disse ser urgente encontrar-se solução para o problema das perdas de produção agrícola no país.

“Nós estamos a dar muita ênfase a agricultura, mas, para tal, devemos olhar para a cadeia de valores. Temos que ver a comercialização, o agro-processamento, e as nossas instituições têm de estar preparadas para essas questões”, disse ele.

Assim, ele disse que o desafio é atacar os vários factores que intervém na cadeia de valores de desenvolvimento da agricultura, desde as vias de acesso, conservação da produção, comercialização, processamento, entre outros.

Segundo ele, uma nova abordagem terá impacto no melhoramento dos preços da comercialização da produção junto do agricultor bem como irá contribuir para a redução das perdas dos rendimentos destes grupos.

O PM disse que o Governo está igualmente a melhorar as estradas ao longo do país para poder facilitar o escoamento da produção. O ICM é a única instituição governamental com obrigação de gerir a comercialização da produção, mas há muito deixou de o fazer por falta de condições técnicas e financeiras para o efeito.

Contudo, a instituição está a elaborar um plano visando melhorar a prestação de serviços, proposta que será posteriormente analisada pelo Governo. Ainda assim, o PM adiantou que o ICM tem de ser mais ousada e de modo a ser uma instituição mais eficiente.

“Qual a dinâmica que devemos empreender para que a nossa instituição seja mais eficiente e auto-suficiente? Temos que ser mais ousados e podermos fazer algo que possa acelerar a conservação da produção…”, disse o PM, falando aos dirigentes do ICM, durante a sua visita aquela instituição.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!