Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Plantel da Fórmula 1 quase fechado

O regresso de Narain Karthikeyan à F1 com a HRT deixou apenas o segundo volante da equipa de Colin Kolles em aberto no mercado de pilotos.

 

 

No ano em que a Índia vai organizar o seu primeiro Grande Prémio, o primeiro piloto de F1 que representou aquele país ao mais alto nível regressa ao Campeonato do Mundo. Narain Karthikeyan conseguiu reunir os apoios necessários para comprar um dos dois lugares disponíveis na HRT, pagando oito milhões de euros à equipa espanhola para regressar à F1 depois de cinco anos de ausência.

Foi o apoio do grupo Tata, que já o tinha colocado como piloto de testes da Williams em 2004 e, depois, garantido o seu lugar na Midland, em 2005, como companheiro de equipa de Tiago Monteiro, que assegurou o regresso de Karthikeyan à F1.

Mas a contratação do indiano mostra bem que o único critério que está a valer na HRT no que toca à escolha de pilotos é o do dinheiro, pois o indiano esteve longe de impressionar na sua primeira passagem pelos Grandes Prémios e seguramente não melhorou nos últimos cinco anos, como se pode ver pelos resultados obtidos nas suas participações esporádicas tanto na defunta A1 Grand Prix como em provas de Sport-Protótipos.

Quatro candidatos na luta

Assim sendo, parece claro que o primeiro piloto que se apresentar com outros oito milhões de euros na HRT vai assegurar o derradeiro lugar disponível no plantel e, nesta altura, são quatro os candidatos: Vitantonio Liuzzi, com o dinheiro de Force India, Davide Valsecchi, Rodolfo Gonzalez e Fairuz Fauzy.

Liuzzi não depende de si para garantir o posto, mas seria claramente a melhor opção para Kolles, pela experiência que podia levar para a equipa. Mas Valsecchi também é desejado pela equipa espanhola, pois causou excelente impressão quando fez meio dia de testes com a HRT em Abu Dhabi. O seu pai tem dinheiro e vontade suficiente para lhe comprar o lugar, mas quer garantias técnicas que, até agora, Kolles não foi capaz de lhe dar.

Já Gonzalez e Fauzy têm a seu favor ‘apenas’ o acesso a dinheiro nos seus países. O venezuelano está a tentar aproveitar a abertura criada no seu país pela chegada de Pastor Maldonado à Williams, mas o seu fraco desempenho nos testes de Abu Dhabi, com a Lotus não ajuda a sua causa. Já Fauzy, afastado pela Lotus, também parece ter apoios estatais na Malásia que lhe podem permitir comprar um lugar na HRT.

Di resta com Sutil na Force India

Quem está praticamente certo no Mundial deste ano é o escocês Paul di Resta, que só necessita que a situação de Liuzzi se resolva para ser oficializado como companheiro de equipa de Adrian Sutil na equipa de Silverstone. O campeão do DTM do ano passado impressionou bastante os responsáveis da Force India com o trabalho desenvolvido como piloto de testes em 2010, mas tem contra si o facto de não garantir quaisquer apoios financeiros para a escuderia.

Em contrapartida, a Mercedes, sem abrir os cordões à bolsa, parece disponível para ajudar Vijay Mallya a encontrar novos patrocinadores para a sua equipa, desde que di Resta esteja ao volante dum dos VJM04, no que pode ser a chave para desbloquear a situação de Liuzzi, que necessita de oito milhões de euros para entrar na HRT.

Eis a lista provisória e números dos pilotos

1. Sebastian Vettel Red Bull Racing-Renault

2. Mark Webber Red Bull Racing-Renault

3. Lewis Hamilton McLaren-Mercedes

4. Jenson Button McLaren-Mercedes

5. Fernando Alonso Scuderia Ferrari

6. Felipe Massa Scuderia Ferrari

7. Michael Schumacher Mercedes Grand Prix

8. Nico Rosberg Mercedes Grand Prix

9. Robert Kubica Renault F1 Team

10. Vitaly Petrov Renault F1 Team

11. Rubens Barrichello Williams-Cosworth

12. Pastor Maldonado Williams-Cosworth

14. Adrian Sutil Force India F1 Team-Mercedes

15. Paul di Resta Force India F1 Team-Mercedes

16. Kamui Kobayashi BMW Sauber-Ferrari

17. Sergio Perez BMW Sauber-Ferrari

18. Sebastien Buemi Scuderia Toro Rosso-Ferrari

19. Jaime Alguersuari Scuderia Toro Rosso-Ferrari

20. Jarno Trulli Lotus-Renault

21. Heikki Kovalainen Lotus-Renault

22. Narain Karthikeyan HRT-Cosworth

23. HRT-Cosworth (Falta anunciar)

24. Timo Glock Virgin Racing-Cosworth

25. Jerome d’Ambrosio Virgin Racing-Cosworth

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!