Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Plano estratégico de Sofala visa reduzir índice de pobreza

O Plano Estratégico da Província de Sofala, lançado na passada sexta-feira, na Cidade da Beira, está orçado em 230 milhões de meticais e o objectivo principal visa reduzir o índice de pobreza de 58 por cento para 40 por cento.

O documento está estruturado no que é designado por “pilares”, com destaque para o desenvolvimento humano e social, desenvolvimento económico e boa governação e visa reduzir o índice de pobreza para 40 por cento, até 2020, através do aumento de produção e produtividade, desenvolvimento dos serviços sociais básicos e estabilidade sócio-política.

O Primeiro Ministro de Moçambique, Aires Ali, que procedeu ao lançamento do referido plano, referiu na ocasião que a importância do mesmo não reside apenas nas linhas de orientação para os actores envolvidos nas dinâmicas económicas e sociais que consubstanciam o desenvolvimento do país e da província em particular, mas também na natureza inclusiva e participativa que caracterizou o processo da sua elaboração.

Ali disse que o plano estratégico da província de Sofala 2010/ 2020 deve ser assumido como um instrumento impulsionador da capacidade empreendedora da população e da maior pro-actividade dos actores estatais e não-estatais da província, com vista a responder aos desafios de desenvolvimento do país.

Testemunharam o lançamento do referido plano vários actores políticos incluindo da oposição, com destaque para Daviz Simango, Presidente do Conselho Municipal da Beira e da terceira mais importante força política moçambicana, nomeadamente o Movimento Democrático de Moçambique (MDM).

Em contacto com o nosso jornal, Daviz Simango evitou pronunciarse sobre o documento ora lançado, preferindo aguardar pela materialização dos objectivos inscritos.

Além de políticos, testemunharam a cerimónia alguns representantes diplomáticos acreditados no País.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!