Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Piratas somalis “encorajados”

Praticamente o mundo está a “encorajar” a actividade dos piratas somalis, que inclusivamente já raptaram um pesqueiro de bandeira moçambicana, ao libertar a maior parte dos praticantes desta actividade no Oceano Índico sem julgamento, lamentou, sábado, o político francês Jack Lang, que chefia uma missão das Nações Unidas sobre pirataria.

“Nove em cada dez piratas capturados são libertados, apesar dos esforços de alguns países para que seja aplicada a lei internacional”, disse Lang em Washington, citado pela AFP.

“Esta impunidade é um encorajamento à pirataria”, adiantou o antigo ministro socialista francês que deverá apresentar o seu relatório ao Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.

Cerca de 1200 marinheiros foram sequestrados por piratas em 2010, essencialmente no Oceano Índico, um número recorde. Lang apresenta, esta segunda-feira, uma série de propostas no sentido de adaptar o direito internacional a este flagelo, defendendo no dia seguinte o seu relatório no Conselho de Segurança, que aprovará uma resolução sobre este assunto dentro de “três ou quatro semanas”.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!