Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

PIB per capita incrementa apenas 102,54 meticais em 2009

Nominalmente, em média cada moçambicano produziu, em 2009, o correspondente a 477 dólares norte-americanos, ou seja, 16 303,9 meticais, contra USD 473 do ano anterior, indicam dados definitivos do Instituto Nacional de Estatística (INE).

O incremento representa aproximadamente 50% do nível geral atingido nos últimos quatro anos, ao ter passado de 301 dólares do Produto Interno Bruto (PIB) per capita de 2004 para USD 477 no ano passado, segundo a mesma instituição.

A prevalecente crise financeira internacional despoletada nos Estados Unidos da América (EUA), em 2007, concorreu, sobremaneira, para um modesto aumento de três dólares (102,3 meticais) da produção individual de cada um dos cerca de 20,5 milhões de moçambicanos.

PIB per capita na óptica do FMI & BIRD

No ranking dos países membros do Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial (BIRD), Moçambique posicionou-se quase na cauda da tabela daquelas instituições externas em termos do PIB per capita, acima do Zimbabué, Malaui e Tanzânia, três dos 14 membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Assim, enquanto na classificação geral do FMI Moçambique posicionou-se no 160º lugar com PIB per capita de USD 477, contra 268 dólares que terão sido produzidos por cada cidadão zimbabueano, no período em análise, na classificação do Banco Mundial o país ficou em 157º lugar, estando o Burundi em último lugar com USD 144 do PIB per capita no grupo de 170 países analisados por aquela instituição financeira internacional.

Já nas contas da The CIA Wolrd Factboook fornecidas pela Central Inteligence Agency (CIA), Moçambique conseguiu ocupar a posição número 157, mesmo lugar da Tanzânia, enquanto o Malaui está na posição 185. Luxemburgo é o país que ocupa a primeira posição nas três classificações do FMI, BIRD e CIA com o Produto Interno Bruto per capita de 113 044 dólares norte-americanos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!