Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

PIB desacelera 1,4% no terceiro trimestre de 2010

Estimativas preliminares do Produto Interno Bruto (PIB) indicam que a economia moçambicana registou, entre os meses de Junho a Setembro, um crescimento de 7,4%, comparativamente ao mesmo período de 2009, o correspondente a uma desaceleração de 1,4%, face ao registado no segundo trimestre do mesmo ano.

 

 

Aquele nível de desempenho da actividade económica é atribuído ao sector primário que cresceu 8,5% com maior destaque para o ramo agropecuário com 8,8% de contribuição, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O sector terciário cresceu, por seu turno, em 6,5% impulsionado pelos Serviços de Comércio e Reparação e os dos Transportes e Comunicações que, individualmente, cresceram em 6,3% e 4,6%, respectivamente.

A Agricultura, com um peso de 22%, é o sector que mais contribuiu na economia moçambicana com 31%, o que representa uma diminuição de 9%, enquanto a Indústria Transformadora contribuiu com 12%, contra os ramos de prestação de Serviços de Comércio e Reparação e o dos Transportes e Comunicações tiveram uma contribuição para o PIB na ordem dos 11%.

De referir que no primeiro semestre de 2010 a actividade económica medida pela produção global registou um crescimento de 7,2%, perspectivando- se o alcance da meta planificada para todo o ano corrente de 7,4%.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!