Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

PIB da China tem menor crescimento em quase 3 anos

A economia da China cresceu no ritmo mais lento em quase três anos nos três primeiros meses de 2012, e a leitura abaixo do esperado provocou entre os investidores a preocupação de que a desaceleração ainda não tenha chegado ao fim depois de cinco trimestres seguidos de enfraquecimento e que mais acções de política serão necessárias para interromper essa tendência.

O crescimento do PIB desacelerou para 8,1 por cento no primeiro trimestre na comparação com o mesmo período de 2011, depois de ter alcançado 8,9 por cento nos três meses anteriores, informou, esta Sexta-feira, o Escritório Nacional de Estatística.

Os economistas consultados pela Reuters previam um crescimento de 8,3 por cento. Os dados do PIB são o destaque entre uma série de indicadores publicados, esta Sexta-feira. Entre eles, a produção industrial da China subiu 11,9 por cento em Março ante o ano anterior, acima da previsão de 11,5 por cento.

Por sua vez, as vendas no varejo avançaram 15,2 por cento, mês passado, na comparação com o mesmo período de 2011, contra a previsão de 15 por cento.

Já o investimento em activos fixos trimestral, um dos principais motores da economia da China, subiu 20,9 por cento.

Eles ficaram amplamente em linha com as expectativas conservadoras de investidores que mostraram-se cada vez mais preocupados nas últimas semanas de que a fraqueza do ciclo económico da China estender-se-ia para o segundo trimestre do ano, conforme enfrenta dificuldades para escapar da sua pior desaceleração sequencial desde a crise financeira de 2008/09.

“O que está claro é que a economia ainda está a desacelerar e o sector imobiliário está a deflacionar”, disse o economista do Société Générale, Yao Wei.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!