Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

PIB cresce 4,8% no 1.o trimestre de 2013

A economia moçambicana registou no primeiro trimestre de 2013 um crescimento estimado em cerca de 4,8%, nível que representa uma queda estimada em 1,1 ponto percentual em relação ao trimestre homólogo de 2012.

A expansão da actividade económica no período em análi- se foi sustentada pelo sector ter- ciário, com 9,7%, impulsionado pelo crescimento dos sectores de transportes e comunicações em 23,3% e comércio e serviços de reparação que expandiu 1,6% no IV trimestre de 2012, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O sector primário, que tem sido um dos mais dinâmicos da economia, registou um crescimento anual de 0,1%, igualmente no primeiro trimestre de 2013, reflectindo a queda da produção agrícola em 2,6% devido a cheias registadas no início do ano do presente ano, tendo os ramos da indústria extractiva e pescas registado taxas de crescimento anual de 39,1% e 11,6%, respectivamente.

Confiança empresarial Enquanto isso, a confiança empresarial expresso pelo Índice de Clima Económico prosseguiu a sua tendência ascendente no mês de Maio último pelo terceiro mês consecutivo deste ano de 2013, altura em que se observou um incremento da perspectiva de emprego que suplantou à da procura.

O optimismo dos respondentes dos sectores de indústria, transportes e construção superou a apreciação negativa feita pelos respondentes dos sectores de alojamento e restauração, comércio e outros serviços, de acordo igualmente com o INE.

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!