A economia moçambicana registou no primeiro trimestre de 2013 um crescimento estimado em cerca de 4,8%, nível que representa uma queda estimada em 1,1 ponto percentual em relação ao trimestre homólogo de 2012.
A expansão da actividade económica no período em análi- se foi sustentada pelo sector ter- ciário, com 9,7%, impulsionado pelo crescimento dos sectores de transportes e comunicações em 23,3% e comércio e serviços de reparação que expandiu 1,6% no IV trimestre de 2012, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).
O sector primário, que tem sido um dos mais dinâmicos da economia, registou um crescimento anual de 0,1%, igualmente no primeiro trimestre de 2013, reflectindo a queda da produção agrícola em 2,6% devido a cheias registadas no início do ano do presente ano, tendo os ramos da indústria extractiva e pescas registado taxas de crescimento anual de 39,1% e 11,6%, respectivamente.
Confiança empresarial Enquanto isso, a confiança empresarial expresso pelo Índice de Clima Económico prosseguiu a sua tendência ascendente no mês de Maio último pelo terceiro mês consecutivo deste ano de 2013, altura em que se observou um incremento da perspectiva de emprego que suplantou à da procura.
O optimismo dos respondentes dos sectores de indústria, transportes e construção superou a apreciação negativa feita pelos respondentes dos sectores de alojamento e restauração, comércio e outros serviços, de acordo igualmente com o INE.