Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Petróleo beneficia-se com números do crescimento europeu

Os preços do petróleo fecharam em alta esta quinta-feira em Nova York e Londres, impulsionados por dados de crescimento da Europa melhores que o previsto, que alimentaram as esperanças de uma recuperação da demanda de energia. Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do “light sweet crude” negociado nos EUA) para entrega em setembro terminou a 70,52 dólares, um aumento de 36 centavos.

Em Londres, o barril de Brent do mar do Norte com o mesmo vencimento ganhou 59 centavos, a 73,48 dólares. Combinados, os fatores desta quinta-feira levaram a “um mercado bastante sólido”, constatou Bart Melek, da BMO Capital Markets. “Fator importante, os dados europeus do Produto Interno Bruto foram uma surpresa positiva”, explicou.

A atividade na zona do euro se contraiu apenas 0,1% no segundo trimestre em relação ao anterior, e Alemanha e França rgistraram um crescimento que pegou os economistas de surpresa. As estatísticas reforçam o otimismo gerado na quarta-feira pelos comentários do Federal Reserve, estimando que a atividade econômica nos Estados Unidos está se estabilizando.

Para o mercado, isso significa que “a atividade se estabiliza mais rápido que o esperado, e que sairemos antes da recessão, o que se traduzirá em um aumento da demanda” de petróleo, estimou Andy Lipow, da Lipow Oil Associates. O consumo mundial de cru deve registrar em 2009 seu segundo ano consecutivo de contração, fenômeno inédito em 25 anos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!