Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Petróleo beneficia-se com números do crescimento europeu

Os preços do petróleo fecharam em alta esta quinta-feira em Nova York e Londres, impulsionados por dados de crescimento da Europa melhores que o previsto, que alimentaram as esperanças de uma recuperação da demanda de energia. Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do “light sweet crude” negociado nos EUA) para entrega em setembro terminou a 70,52 dólares, um aumento de 36 centavos.

Em Londres, o barril de Brent do mar do Norte com o mesmo vencimento ganhou 59 centavos, a 73,48 dólares. Combinados, os fatores desta quinta-feira levaram a “um mercado bastante sólido”, constatou Bart Melek, da BMO Capital Markets. “Fator importante, os dados europeus do Produto Interno Bruto foram uma surpresa positiva”, explicou.

A atividade na zona do euro se contraiu apenas 0,1% no segundo trimestre em relação ao anterior, e Alemanha e França rgistraram um crescimento que pegou os economistas de surpresa. As estatísticas reforçam o otimismo gerado na quarta-feira pelos comentários do Federal Reserve, estimando que a atividade econômica nos Estados Unidos está se estabilizando.

Para o mercado, isso significa que “a atividade se estabiliza mais rápido que o esperado, e que sairemos antes da recessão, o que se traduzirá em um aumento da demanda” de petróleo, estimou Andy Lipow, da Lipow Oil Associates. O consumo mundial de cru deve registrar em 2009 seu segundo ano consecutivo de contração, fenômeno inédito em 25 anos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts