Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Peso da indústria hoteleira e turismo cai 4,1% no PIB em Moçambique

A contribuição da indústria hoteleira e de turismo no Produto Interno Bruto (PIB) moçambicano caiu em 4,1%, entre 2011 e 2013, devido a repercussões negativas da tensão político-militar que teve maior incidência nas regiões Centro e Norte do país.

Em exclusivo ao Correio da manhã, o secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Hoteleira, Turismo e Similares, Luís Macuácua, indicou que em 2013 o peso do sector foi na ordem dos 7,9% contra 12% do índice registado em 2011.

Entretanto, Macuácua vaticina sinais de melhoria naquele sector no que respeita à sua contribuição no PIB, mercê dos entendimentos recentemente alcançados entre o Governo e a Renamo para a cessação das hostilidades.

Dados do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Hoteleira, Turismo e Similares indicam que aquele ramo de actividade criou cerca de 52 mil postos laborais em pelo menos 5819 estabelecimentos hoteleiros e turísticos ao longo de 2013, representando um aumento em mais de sete mil empregos face ao ano anterior.

Luís Macuácua realçou que em 2013 a Comissão de Mediação e Arbitragem Laboral (COMAL), juntamente com os comités sindicais, dirimiu cerca de 1866 casos de conflitos laborais envolvendo trabalhadores e patronato do sector da indústria hoteleira e Turismo, dos quais 61% foram ganhos pelos assalariados, sendo que 31% foram a favor do patronato e os remanescentes desistiram dos processos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!