Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunte a Tina se uma mulher de 15 anos pode ter cólicas

Boa noite. Eu queria saber se uma mulher de 15 anos pode ter cólicas.

Olá. Vou assumir que estejas a falar da cólica menstrual, porque dizes “uma mulher”. Partindo daí, primeiro gostaria de explicar que a cólica menstrual é a dor pélvica ou do parte baixa do nosso ventre que acontece durante a menstruação. Estas cólicas são ainda mais doloridas para as meninas quando estão a iniciar a puberdade e a ver as primeiras menstruações. Porquê? Porque, diz a literatura, nas meninas o útero é pequeno e em desenvolvimento.

E como já deves saber porque lês a coluna “Pergunta à Tina”, durante o ciclo menstrual ocorre que o nosso útero aumenta de volume para receber o embrião (fecundação do óvulo pelo espermatozóide) e, quando esta fecundação não ocorre, então esta camada escama-se em forma de sangue.

Nas adolescente que têm os seus úteros ainda em desenvolvimento é mais dolorido porque o sangue é quase forçado para fora do útero em forma de menstruação. Algumas meninas têm mais dor que as outras, e um minoria não sente quase nenhuma dor. Isso também é normal. Agora, é preciso controlar a evolução das cólicas.

Eu aconselharia que conversasses com uma enfermaria de saúde da mulher num SAAJ ou com um/a médico/a ginecologista para saberes se é uma cólica menstrual normal ou se é causada por razões secundárias como a endometriose, os miomas ou outras possíveis lesões no útero.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!