Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunte a Tina o que vai acontecer se fizeres circuncisão sem te submeteres ao exame de CD4

Olá Tina. Eu sou um jovem seropositivo. Quero muito fazer a circuncisão e da última vez que fui ao hospital disseram-me que tinha que fazer exame de CD4. Aí eu pergunto: o que seria de mim se fizesse circuncisão sem me submeter ao exame de CD4? Será que me pode custar a vida?

Olá meu querido jovem. A tua pergunta é muito interessante e fez-me investigar bastante. Então, há de certeza várias razões para eles pedirem isso. Se tu és seropositivo é muito importante saberes da quantidade de células CD4 vivas que ainda tens. Porquê? Porque assim o médico pode decidir se tu deves ou não iniciar o teu Tratamento Anti-retroviral (TARV).

Este tratamento é fundamental para poderes manter-te saudável por muito tempo (principalmente para que não apanhes infecções oportunistas que depois causam a SIDA). Então, se não se sabes qual é o teu CD4, os médicos não sabem se estás suficientemente forte para se fazer uma cirurgia, percebes? Essa pode ser a primeira e a principal razão.

Por isso, eu não vou dizer mais nada, senão aconselhar que vás a um hospital ou centro de saúde com laboratório e peças para fazer a avaliação ou contagem do teu CD4. Não custa nada! Enquanto isso, por favor, continua a usar o preservativo.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!