Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunte a Tina: se um casal de seropositivos corre algum risco ao fazer sexo sem preservativo

Olá Tina. Sou a Nilza e tenho 24 anos. Eu e o meu parceiro somos seropositivos. Nas nossas relações sexuais não usamos preservativo. Será que corremos algum risco?

Olá minha querida. Primeiro, começo por explicar que a principal razão pela qual ainda não foi encontrada a cura do HIV é precisamente porque o vírus apresenta-se de várias formas ou tipos. Isso significa que, apesar de vocês estarem os dois contaminados, há uma grande probabilidade de possuírem vírus de tipos diferentes.

O que acontece? Se vocês tiverem relações sexuais sem o preservativo vocês vão-se reinfectar pelo vírus um do outro, e isso pode tornar difícil o tratamento anti-retroviral.

É que o tratamento é adequado à necessidade do indivíduo. Por isso é que antes de fazeres o tratamento passas por uma série de exames de sangue para se perceber qual é o melhor anti-retroviral para reduzir a tua carga viral.

A recontaminação ou reinfecção acelera e, então, a redução da tua imunidade. Assim, vais ficando cada vez mais vulnerável às doenças do SIDA. Por isso, é mesmo aconselhável que vocês usem o preservativo para se protegerem sempre e viverem mais anos. Cuidem da vossa saúde, sempre.

Tina

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!