Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunte a Tina: se um casal de seropositivos corre algum risco ao fazer sexo sem preservativo

Olá Tina. Sou a Nilza e tenho 24 anos. Eu e o meu parceiro somos seropositivos. Nas nossas relações sexuais não usamos preservativo. Será que corremos algum risco?

Olá minha querida. Primeiro, começo por explicar que a principal razão pela qual ainda não foi encontrada a cura do HIV é precisamente porque o vírus apresenta-se de várias formas ou tipos. Isso significa que, apesar de vocês estarem os dois contaminados, há uma grande probabilidade de possuírem vírus de tipos diferentes.

O que acontece? Se vocês tiverem relações sexuais sem o preservativo vocês vão-se reinfectar pelo vírus um do outro, e isso pode tornar difícil o tratamento anti-retroviral.

É que o tratamento é adequado à necessidade do indivíduo. Por isso é que antes de fazeres o tratamento passas por uma série de exames de sangue para se perceber qual é o melhor anti-retroviral para reduzir a tua carga viral.

A recontaminação ou reinfecção acelera e, então, a redução da tua imunidade. Assim, vais ficando cada vez mais vulnerável às doenças do SIDA. Por isso, é mesmo aconselhável que vocês usem o preservativo para se protegerem sempre e viverem mais anos. Cuidem da vossa saúde, sempre.

Tina

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!