Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunte a Tina: como se toma pílulas

Boa noite dona Tina. Tenho uma dúvida quanto ao uso da pílula, sobretudo na sequência da toma. E também vejo-a com duas cores diferentes; aquelas duas filas com cor diferente. Qual é o uso delas e como é que se tomam?

Oi. Bom, se eu pudesse obter uma reposta imediata de ti, começaria por perguntar-te onde é que arranjaste essas pílulas, pois geralmente tanto nas unidades sanitárias (Posto ou Centro de Saúde) ou mesmo em maioria das farmácias, sempre explicam como elas devem ser usadas.

Mas como não me podes responder, então tentarei dar-te algumas dicas. Começo por dizer-te que as pílulas contraceptivas têm como principal função inibir ou evitar a gravidez.

Elas são produzidas com harmónios sintéticos que evitam que a mulher tenha um período fértil, e desta forma ela não pode engravidar. Mas, para que isso aconteça, a pílula deve ser tomada correctamente, todos os dias até terminares a embalagem e começares outra.

Nunca deves parar de tomar, ou saltar duas ou mais pílulas, porque isso coloca-te em risco de engravidar. Há vários tipos e marcas de pílulas, e nem todas elas se apresentam da mesma maneira. Por isso eu não te posso dizer o que as duas filas com cor diferente representam.

Eu sugiro que voltes à pessoa que te deu a pílula, ou, melhor ainda, vás a um Posto ou Centro de Saúde e peças que te expliquem melhor sobre o tipo de pílula que estás a tomar, quando deves tomar e como podes obter mais. Agora, aconselho-te a usar o preservativo sempre que te descuidares na rotina da toma da pílula, para evitares a gravidez.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!