Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunte a Tina se será possível engravidar de um seropositivo sem contrair o vírus

Boa tarde. Tenho 27 anos, estou com o meu namorado há um ano, ele é seropositivo, e nós amamo-nos. Sempre nos protegemos nas nossas relações sexuais. Eu quero tanto fazer um filho com ele. A minha questão é a seguinte: Será possível engravidar sem contrair o vírus?

Olá minha querida. Em primeiro lugar, é nobre da tua parte dizeres “não” à descriminação. Em segundo, vamos lá ver alguns factos. Qualquer pessoa infectada pelo HIV tem a possibilidade de transmitir o vírus para outra pessoa. Entretanto, estudo recentes mostram que há alguns factores que tornam esta hipótese possível ou não.

Por exemplo, dizem os estudos que, dependendo da saúde da pessoa positiva, por exemplo, se esta pessoa tiver uma carga viral extremamente reduzida e o CD4 bastante alto, estiver saudável, circuncidado, ela está em MENOR risco de transmitir o vírus. Mas para vocês saberem isso, devem estar informados sobre o vosso estado global de saúde, através de exames médicos.

Há também outra possibilidade de engravidar que não seja necessariamente através da penetração directa, e isto o/a ginecologista pode aconselhar.

Todavia, se vocês correrem o risco, e tu ficares infectada, o vosso filho pode nascer saudável, se tu fizeres aquilo que se chama de Prevenção da Transmissão Vertical, que é um tratamento que impede a contaminação do vosso filho. Eu se fosse a vocês, começava por consultar o médico que acompanha o teu parceiro, e pedia-lhe que recomendasse a melhor forma de saber sobre o seu estado de saúde e quais as opções que vocês têm para engravidar de forma saudável. Boa saúde.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Content is protected !!