Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunte a Tina se estás doente se o teu período dura cinco dias

Oi mana Tina. Sou eu, Carolina. Eu tenho um problema: as minhas amigas normalmente vêem o período durante três dias, e o meu dura cinco dias. Será que estou doente?

Olá Carolina. Não, minha querida, tu não estás doente (sorriso). Poderia terminar a minha resposta aqui, mas vale a pena clarificar ainda mais para que percebas porque não estás doente. Quando as meninas entram na fase da puberdade, elas iniciam a produção de óvulos, que ficam armazenados nos ovários.

O que acontece então é que, por força da natureza, todos os meses o nosso corpo liberta um óvulo do ovário para que este possa ser fecundado por um esperma e gerar-se um feto que depois se torna um bebé (sorriso).

Todavia, as mulheres não podem ficar grávidas todos os meses, pois não? Por isso, a natureza encontrou uma forma de se libertar deste óvulo e de toda a composição do nosso útero que não serviu para receber o feto (porque a menina não ficou grávida). Este processo acontece todos os meses, e, na maior parte das mulheres, ele acontece em intervalos exactos de 28 dias, podendo variar entre 23 e 35 dias.

A isto se chama o “ciclo menstrual”. Este ciclo menstrual inicia com o primeiro dia da menstruação. A menstruação pode durar até cerca de seis dias; há dias em que sai muito sangue e outros em que sai pouco sangue. Então, resumindo, o que está a acontecer contigo é normal. Deves agora prestar mais atenção aos intervalos entre os teus períodos menstruais para conheceres melhor o teu corpo. Boa saúde.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!