Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunte a Tina se a diferença de idades com o teu namorado tem algum impedimento na vida sexual

Olá Tina. Sou a Samia. Tenho 16 anos e o meu namorado 25 anos. Sou virgem e quero iniciar a vida sexual com ele. Posso? Ou a diferença de idades tem algum impedimento?

Olá Samia. Se fosses minha filha, trancava-te no quarto, hehehe! Mas vamos lá, querida. Quando as pessoas são adultas, isto é, têm idade acima dos 20/21 anos, a diferença de idades pode não ser um impedimento e até pode ser um elemento motivador.

No teu caso, não tendo atingindo os 18 anos, tu ainda és menor de idade, e qualquer relação sexual com menores de 18 anos é um crime punido pela Lei em Moçambique. Para além disso, na tua idade, há varias consequências difíceis de controlar, como, por exemplo, as infecções de transmissão sexual (ITS), a gravidez indesejada e/ou o VIH.

É complicado para uma menina de 16 anos gerir este tipo de coisas, e ainda ter que se concentrar nos seus estudos. Se vocês são namorados de verdade, então o teu namorado tem de esperar até que completes os 18 anos e estejas mais apta para os desafios de uma relação a sério com um homem muito mais velho que tu.

Em principio, é dever moral dele proteger-te, e deixar que cresças e aprendas mais com outras coisas da vida. Se quiseres mais informações, por favor vai a um SAAJ (Serviço Amigo do Adolescente e Jovem) mais próximo de ti e conversa com os enfermeiros e activistas da tua idade. Cuida-te.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!