Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Lançado sistema de recolha de preços de produtos no país

Foi lançado, esta quinta-feira (06), em Maputo, um Sistema de Recolha de Preços de Produtos no País (SIRPP) cujo objectivo é garantir a comercialização e a fluidez de produtos no mercado nacional, assegurar a celeridade das trocas comerciais, através do uso da rede telefónica móvel e de Internet.

O serviço visa ainda credibilizar a informação recolhida nos locais de produção e comercialização com vista a disponibilizá-la aos planificadores públicos e privados, pesquisadores, analistas, dentre outros intervenientes que elaboram relatórios e demais documentos de comerciais.

Segundo o ministro da Indústria e Comércio, Armando Inroga, o uso de novas ferramentas tecnológicas para recolha de preços de produtos no país vais facilitar a gestão do comércio e a tomada de decisões nos processos de planificação. E serão disponibilizados os preços de 33 produtos agrícolas, industriais e pesqueiros.

A representante do Programa Mundial de Alimentação (PMA) em Moçambique, Lola de Castro, disse que o SIRPP vem responder à falta de informações sobre os preços actuais de comercialização no mercado nacional, com maior enfoque nas zonas rurais, o que dificulta a implementação dos programas do PMA.

Nesse contesto, o PMA disponibilizou 100 mil dólares para o desenvolvimento de uma nova plataforma de informação de preços baseada no serviço de SMS e espera que responda às necessidades dos produtores, vendedores e dos consumidores.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!