Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunte a Tina o que fazer se tens HIV e teu esposo não tem mas querem mais um filho

Olá Tina. Tenho 33 anos e uma criança de três anos que foi difícil conceber. Durante o pré-natal descobri que tenho VIH; fiz todo o tratamento mas o bebé também é e continuamos com o tratamento até hoje. O meu esposo faz o exame de seis em seis meses e ele não tem a doença. Gostaríamos de ter mais um filho. O que podemos fazer? Obrigada.

Olá mãezinha. Ainda bem que aderes ao TARV. Isso é muito importante e mostra às pessoas que não estão a fazer o tratamento que se pode viver numa boa com o VIH, desde que saibamos levar a vida de forma saudável. Em relação à vossa vontade de fazer mais um filho, tu deves saber que a medicina evoluiu bastante e já é possível encontrar métodos eficazes de engravidar.

Vocês podem ser um casal discordante, em que, mesmo que mantenham relações sexuais desprotegidas, o vírus não passa para o teu parceiro. Não tenho a certeza, por isso perguntem ao médico que vos faz o acompanhamento. Essa é a primeira coisa a fazer. A segunda coisa que recomendo é que vocês devem consultar um/a médico/a ginecologista sobre que tipo de método podem usar para engravidar.

Há vários. Pode até ser o método natural, se o nível das células vivas (CD4) for suficientemente alto (isso só o médico pode determinar através de testes de laboratório), e ser uma reprodução assistida, etc.

Já não é um bicho de sete cabeças engravidar enquanto seropositivo. Se conseguires engravidar, vai imediatamente iniciar a Prevenção da Transmissão Vertical (PTV), para evitar que o bebé nasça livre do VIH. Boa saúde para todos vocês.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!