Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunte a Tina o que fazer se tens HIV e teu esposo não tem mas querem mais um filho

Olá Tina. Tenho 33 anos e uma criança de três anos que foi difícil conceber. Durante o pré-natal descobri que tenho VIH; fiz todo o tratamento mas o bebé também é e continuamos com o tratamento até hoje. O meu esposo faz o exame de seis em seis meses e ele não tem a doença. Gostaríamos de ter mais um filho. O que podemos fazer? Obrigada.

Olá mãezinha. Ainda bem que aderes ao TARV. Isso é muito importante e mostra às pessoas que não estão a fazer o tratamento que se pode viver numa boa com o VIH, desde que saibamos levar a vida de forma saudável. Em relação à vossa vontade de fazer mais um filho, tu deves saber que a medicina evoluiu bastante e já é possível encontrar métodos eficazes de engravidar.

Vocês podem ser um casal discordante, em que, mesmo que mantenham relações sexuais desprotegidas, o vírus não passa para o teu parceiro. Não tenho a certeza, por isso perguntem ao médico que vos faz o acompanhamento. Essa é a primeira coisa a fazer. A segunda coisa que recomendo é que vocês devem consultar um/a médico/a ginecologista sobre que tipo de método podem usar para engravidar.

Há vários. Pode até ser o método natural, se o nível das células vivas (CD4) for suficientemente alto (isso só o médico pode determinar através de testes de laboratório), e ser uma reprodução assistida, etc.

Já não é um bicho de sete cabeças engravidar enquanto seropositivo. Se conseguires engravidar, vai imediatamente iniciar a Prevenção da Transmissão Vertical (PTV), para evitar que o bebé nasça livre do VIH. Boa saúde para todos vocês.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!