Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunta a Tina…Será que estou fértil três dias antes e três dias depois do período?

Oi, tudo bem? Sou a Farida, de 19 anos.  Pretendo esclarecer uma dúvida. Há alguns dias as minhas amigas disseram que nós as meninas estamos férteis somente nos três dias antes e depois do período, e depois disso já não corremos o risco de engravidar. Enfim, só desejo saber se é ou não verdade. Boa tarde.

Olá minha querida. A resposta à tua pergunta é: Não é verdade! Antes de mais, é preciso primeiro saberes que o ciclo menstrual regular tem uma duração de cerda de 21, podendo chegar a 28 ou 35 dias, dependendo de mulher para mulher. Durante este ciclo, todos os meses, o óvulo prepara-se para ser fecundado, e desce para o teu útero onde fica à espera do espermatozóide do homem. Quando tal acontece, a isto chamamos de período fértil, significa que estás pronta para ficar grávida. Quando o espermatozóide não vem, o óvulo desfaz-se completamente, e com ele também o “colchãozinho” que se formou no teu útero, e sai tudo em forma de sangue e coágulos, que chamamos menstruação. A menstruação pode durar entre quatro e sete dias, findos os quais ela entra numa fase de restauração até iniciar o novo período fértil. Este intervalo pode iniciar logo após ao período ou cinco dias depois do período menstrual e durar entre cinco e sete/oito dias. Embora a maioria das mulheres possua um ciclo menstrual regular, uma grande parte vive na incerteza, e a isso chama-se de ciclo irregular. É preciso conhecerem os vossos corpos, os vossos ciclos para melhor compreenderem o período fértil. Vai também a um SAAJ (Serviço Amigo do Adolescente e Jovem) ou uma unidade sanitária que disponha de Aconselhamento e Testagem de Saúde, para conversares com um profissional que te possa ajudar a conhecer melhor a tua saúde. Cuida-te.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Content is protected !!