Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunta à Tina…Porque é que já não gosto de fazer com ela?

Olá Tina. Em primeiro lugar agradeço a si e ao @ Verdade pelo pequeno espaço que reserva aos leitores/ público e em particular aos jovens para que possamos expor questões relacionadas com a vida sexual e/ou reprodutiva.

Tenho 20 anos, e o meu período (menstruação) é irregular. Fui ao médico que me receitou pílulas. Há 4 anos uso pílulas. Gostaria de saber se o uso da pílula por um período longo não é ou será prejudicial quando quiser engravidar. Não existe outro método para remediar a irregularidade da minha menstruação a não ser o uso de pílula?

Olá minha querida! Obrigada pela parte que nos toca. Directo ao assunto, de trás para a frente. A irregularidade do ciclo menstrual tem a ver com a inconsistência de produção das hormonas que provocam a menstruação. Pode acontecer, em casos raros, que o ciclo volte ao normal e se regularize por si só.

Entretanto, enquanto isso não acontece é preciso que a mulher passe por uma terapia médica. O que seria esta terapia? A terapia implica a ingestão de medicamentos feitos à base das moléculas similares, as moléculas das hormonas naturais do corpo da mulher – isto é, pílulas contendo hormonas que provocam a menstruação.

Na maior parte dos casos, estas pílulas são anticoncepcionais, o que signifi ca que não poderás engravidar enquanto estiveres a tomar esta pílula. Entretanto, existe uma terapia mais especializada para mulheres que desejam regularizar o ciclo menstrual, mas ao mesmo tempo poderem engravidar quando desejarem.

Estas pílulas são as pílulas de progesterona. Quando desejares engravidar, procura o conselho do médico/a ginecologista. Mas se não desejas engravidar tão cedo, convém continuar a usar a pílula e, para maior segurança, usa também o preservativo. O preservativo não só previne a gravidez, mas ajuda-nos a prevenir contra infecções de transmissão sexual, como o HIV.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!