Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunta à Tina: Tenho 18 anos e estou desesperada.

Pergunta à Tina: Tenho 18 anos e estou desesperada. Tive relações sexuais com o meu namorado e depois tomei a pílula. No dia seguinte fizemos sexo, tomei a pílula de novo e sangrei. Agora, um mês depois, estou com enjoos e às vezes sinto dores de barriga. O meu abdómen está duro. Estarei grávida? Não posso comprar o exame de gravidez pois moro numa cidade pequena e todos conhecem-me. Ajuda-me Melita.

Melita, se tens confiança no teu noivo e já fizeram o teste de VIH juntos, e optaram por não usar o preservativo nas vossas relações, recomendo que converses com ele e com algum profissional da Saúde sobre os diferentes métodos de planeamento familiar. Fazendo uso de qualquer destes métodos (pílula, dispositivo intra-uterino, injecção, etc.), vocês evitarão preocupações desse tipo e manter-se-ão saudáveis. Bastante cuidado com essas coisas de tomar pílulas sem orientação médica, pois, além de te provocarem sangramentos, podem descontrolar completamente o teu ciclo menstrual. Eu não posso afirmar que estejas grávida, mas saibas que a pílula, além de prevenir uma gravidez não desejada, pode, a longo prazo, aumentar a fertilidade da mulher. Portanto, o melhor é ires ao ginecologista para ele ver o sangramento, definir um método que melhor se encaixe em ti e ao teu noivo e, claro, descobrir se estás ou não grávida. Fica bem e mais cuidado da próxima vez!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!