Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunta à Tina… Será trauma, pois fui violada e agora tenho medo de sexo?

Olá Tina, tudo bom? Quando eu tinha 14 anos fui violada. Hoje tenho 18, e não consigo manter relações com o meu namorado porque fico lembrando do que aconteceu, as dores que senti…! Isso pode ser algum tipo de trauma? Telma

Olá minha querida! Imagino que esteja ser emocionalmente doloroso para ti enfrentar isso! Qualquer violência que é cometida contra a nossa pessoa, seja física ou emocional, deixa-nos com profundas feridas que levam tempo a sarar, e principalmente quando não tivemos a devida assistência psicológica e emocional, então, acredito que sim, pode ser um trauma.

Alguns de nós, podem desenvolver um transtorno emocional pós-traumático, onde as recordações do incidente – as imagens, as dores, como tu mesma dizes – assolam a nossa mente e emoções como se estivéssemos a passar por aquilo outra vez.

Primeiro, é importante que tu saibas que, porque este tipo de violência acontece com muitas raparigas da tua idade, mais novas e mais velhas também, já existem em Moçambique serviços de assistência psico-emocional para ajudar-te a refl ectir e ultrapassar o teu trauma emocional.

Se vives no Maputo ou na Beira, podes procurar o CERPIJ – Centro de Reabilitação Psicológica Infanto-juvenil no Hospital Central do Maputo ou no Hospital Central da Beira.

Lá vais poder ser orientada ou receber o devido aconselhamento psicológico que contribui para ultrapassar estas terríveis recordações. Se não vives em Maputo, podes procurar saber se no hospital central da tua cidade, ou vila podes ir ao Gabinete de Atendimento à Mulher e à Criança na esquadra e eles têm informação sobre onde podes receber apoio.

Em segundo lugar, eu gostaria de sugerir que tu conversasses com o teu namorado, e o explicasses que precisas de um tempo para sarar as tuas feridas, e que ele até pode ajudar-te, dando-te bastante carinho e acompanhando- te às sessões de aconselhamento. Acho que não deves nunca fazer sexo por coerção de outros. Cuida de ti e da tua saúde!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!