Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunta à Tina…Ejaculação da mulher é orgasmo?

Bom dia a Tina! Tenho 22 anos eu estou preocupada. No mês passado vi o período duas vezes, mas neste mês até agora nada. Há necessidade de muita preocupação?

Olá linda! Sempre que acontece algo que nos parece fora do normal, ficamos preocupados e isso é natural. O que me parece que está a acontecer é um caso de ciclo menstrual irregular e vou dizer o porquê da minha suspeita. É que o ciclo menstrual regular acontece entre 21 a 28 dias, e se dizes que apareceu duas vezes no mesmo mês, então nem chegou a completar 21 dias.

Num ciclo menstrual regular, o nosso corpo produz as hormonas para a ovulação – a saída dos óvulos dos ovários para a cavidade uterina – e fica à espera do esperma para ser fecundado pelo espermatozóide.

Quando a fecundação não acontece, a parede que estava pronta para receber uma gravidez bem como o óvulo desfazem-se gerando um sangramento de cerca de 3 a 7 dias, que nós chamamos de menstruação ou período.

Depois de cerca de 5 a 7 dias deste sangramento, voltamos a preparar mais uma ovulação, e chamamos a este tempo de período fértil, que culmina com a ovulação. Isto leva cerca de 21 a 28 dias a acontecer mas há pessoas que vêm todo este processo acontecer em menos de 20 dias, ou em mais de 30 a 40 dias, o que signifi ca que pode estar a haver uma irregularidade, sim.

A minha sugestão para ti é que vás imediatamente ao Centro de Saúde ou Hospital marcar uma consulta com a/o médica/o ginecologista, explicas quando iniciou a menstruação (isto porque a data da primeiríssima menstruação é importante), explicas quantas vezes isto aconteceu nos últimos 6 meses e ele saberá como ajudar-te.

A irregularidade do ciclo menstrual é uma das causas da gravidez indesejada. Assim, sugiro que, se és sexualmente activa, usa sempre o preservativo para prevenires a gravidez e as Infecções de Transmissão Sexual.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!