Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunta a Tina se uma mulher pode tomar pílula a amamentar e se o sexo desprotegido prejudica o leite materno

Olá Tina. Chamo-me Melo e tenho 26 anos. Gostaria de saber se uma mulher pode tomar a pílula enquanto ela estiver a amamentar, e se o sexo sem protecção pode prejudicar o leite materno.

Oi Melo. A tua pergunta é ao mesmo tempo simples e complicada (sorriso). É simples porque as respostas podem ser sim ou não, mas ao mesmo tempo há vários factores de saúde que podem tornar a resposta mais complicada. Vamos a isto.

Uma mulher a amamentar pode tomar a pílula sim, mas a pílula deve ser recomendada estritamente pelo médico ou enfermeiro de Saúde Materno-Infantil. Não pode ser qualquer pílula, pois a pílula pode conter substâncias que são prejudiciais ao bebé. Segundo, o sexo sem protecção (sem usar o preservativo) só prejudica o leite materno se durante a relação sexual a mãe ficar contaminada pelo HIV.

Nesse caso, ela pode transmitir o HIV para o seu filho através do leite. O que consigo perceber é que vocês estão com dúvidas sobre quando voltar a fazer sexo depois do nascimento do bebé, e o que fazer para não prejudicá-lo. Isso é de louvar.

O meu conselho é que vocês visitem um centro de saúde, façam o teste do HIV para saber do vosso estado. Ao mesmo tempo eu aconselho que, se um de vocês não está confortável com o sexo sem protecção, usem o preservativo. Ajuda-vos a protegerem-se das infecções e de uma gravidez indesejada. Boa saúde.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!