Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunta à Tina se um seropositivo pode beber álcool e se pode trabalhar em turnos

Um seropositivo pode beber bebidas alcoólicas? E sendo um guarda de segurança, ele pode fazer turnos? Ajuda-me para ajudar o meu amigo.

Olá amigo do amigo. É bom saber que estas preocupado com o teu amigo. Muitas pessoas que vivem com o HIV tem medo ou vergonha de revelar o seu estado por causa da discriminação que existe na nossa sociedade. A descriminação não tem fundamento porque uma pessoa seropositiva, ou que vive com o virus do HIV no seu corpo, é uma pessoa normal.

O que acontece é que o virus do HIV não tem cura e, para além disso, o seu principal papel é de eliminar as defesas do corpo humano, o que leva a que o corpo não consiga resistir as várias doenças e infecções oportunistas. Para que a pessoa consiga viver muito tempo, é necessário que ela impeça o desenvolvimento dos vírus no seu corpo, através de uma vida saudável e regrada.

Isso significa comer comida saudável, dormir suficiente, não realizar tarefas ou trabalhos muito pesados que debilitam o corpo. A pessoa continua a comer e beber o que gosta, mas, como já disse, é necessário que faça tudo isto com bastante disciplina e moderação.

O melhor que o teu amigo pode fazer, é consultar o seu médico na consulta de TARV (se já estiver a tomar a medicação), ou qualquer outro médico, dependendo do seu estado actual de saúde, o que deve evitar para se manter saudável. Mais ainda, ele deve sempre, mas sempre mesmo, usar o preservativo nas suas relações sexuais.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!