Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunta à Tina… pretendemos reiniciar a nossa vida sexual mas o preservativo cria uma certa perturbação

Sou Augusto, tenho 27 anos, e sou casado. Actualmente, tenho uma filha de seis meses. Eu e a minha esposa pretendemos reiniciar a nossa vida sexual, mas o preservativo, para além de ser difícil de usar, devido à minha erecção que não é das melhores, cria uma certa perturbação a ela no acto de penetração e não gostaríamos de usar os métodos anticoncepcionais químicos (artificiais). Porém, a menstruação dela é irregular e fico sem saber se o método da Continência Periódica é válido para o nosso caso ou não. Para além do exposto, gostaria de saber se tenho outra saída.

Meu querido Augusto, que dilema, não é? Mas se calhar te apraz saber que sim, tens várias saídas. Em primeiro lugar, quero congratular os homens que estão preocupados com a sua saúde e das suas parceiras. Em segundo, vamos ao que interessa. Os métodos anticoncepcionais actualmente mais usados em Moçambique são: anticonceptivo injectável, a pílula anticonceptiva, o Dispositivo Intra-Uterino (famoso aparelho), o preservativo e o implante. Cada um destes métodos tem as suas vantagens e desvantagens. Todos são fabricados, por isso não sei se te posso assegurar que não são artificiais, mas a sua eficácia foi comprovada, e muitas mulheres como eu usam-nos. A melhor forma de vocês decidirem que método usar é consultar um/a médico/a ginecologista ou um/a enfermeiro/a de Saúde Materno Infantil que vos possa explicar em detalhe como cada método funciona. Eu gostaria de sugerir, também, que vocês fizessem periodicamente o teste do HIV para garantirem a vossa saúde e a dos vossos filhos. Tudo de bom.

 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!