Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunta a Tina o que se passa se não vês período há cinco meses e não estás grávida

Boa tarde Tina. Eu estou muito preocupada com a minha saúde. Estou há cinco meses sem ver o período. O que será? Já fiz o teste de gravidez e deu negativo. Beijinho.

Olá fofa. Se não estás grávida, então comecemos por reduzir o stress emocional que isso te está a causar. Era importante que me dissesses outras coisas, para me ajudar a investigar melhor, por exemplo, a tua idade e se usas algum tipo de contraceptivo.

É que, na altura da puberdade ou adolescência, é normal que as meninas tenham irregularidades ou ausência de ciclos menstruais. Há várias causas, e estas só podem ser avaliadas por um/a médico/a ginecologista.

Em muitos casos, os médicos recomendam um tratamento hormonal para “provocar” o regresso do ciclo menstrual regular. Eu aconselho-te a ires à consulta e, quando lá estiveres, conta tudo o que te aconteceu antes e durante a ausência da menstruação para que o/a médico/a possa diagnosticar as causas.

Enquanto isso, por favor, usa sempre o preservativo se não pretendes engravidar ou contrair infecções de transmissão sexual. É que, apesar de não “veres” a menstruação, tu não sabes se podes ou não engravidar. Boa saúde para ti.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!