Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Paunde reconhece existencia de problemas na gestão municipal da Matola

O Secretario-Geral da Frelimo, partido no poder em Moçambique, Filipe Paunde, reconheceu a existência de alguns problemas na gestão do Município da Matola, particularmente em relação a recolha de lixo e a selecção de quadros para as diferentes vereações.

Falando a imprensa, Sexta-feira, na instancia turística dos Pequenos Libombos, no distrito de Boane, a oeste da província de Maputo, no final da sua visita de trabalho a esta parcela do país, Paunde explicou ter constatado que o Município da Matola é único dos três que ainda tem problemas de recolha do lixo, embora haja já um esforço para a sua solução.

Os dois outros município da província de Maputo são os da Manhiça e de Namaacha. “Quanto aos três municípios, ficamos satisfeitos com o nível de cumprimento do manifesto e mesmo do plano económico e social deste ano.

Entretanto, temos algumas dificuldades ao nível do Município da Matola, e acreditamos que serão ultrapassadas, pois, estão a ser criadas condições para, efectivamente, ultrapassar estas dificuldades”, afirmou Paunde. Outra situação que apoquenta o Município da Matola, segundo ele, é a gestão dos quadros das diferentes vereações, que é caracterizada por demissões constantes.

“A cessação de funções é um processo normalíssimo em qualquer instituição, mas ao nível do município da Matola houve um pouco de exagero. Isto foi causado pela selecção não rigorosa de alguns quadros”, anotou Paunde. O Presidente do Conselho Municipal da Matola, Arao Nhancale, tem vindo a substituir constantemente os vereadores, havendo casos em que, na mesma vereação, houve troca de vereadores por duas vezes em menos de dois anos. Esta situação, segundo Paunde, teve repercussões no funcionamento da vereação. “Mas, neste momento, a situação está estabilizada”.

No seu balanço, Paunde enalteceu a forma como a província de Maputo tem estado a crescer tanto no plano partidário quanto no que diz respeito a área económica e social. “De uma forma geral, a saúde partidária, económica e social é francamente saudável. As coisas estão a decorrer conforme o planificado”, afirmou o secretario Geral da Frelimo.

Assim, de acordo com Paunde, o numero de membros do partido atingiu já 84 mil, contra cerca de 60 mil de há dois anos e isto teve repercussões positivas nas ultimas eleições gerais e primeiras provinciais. “O único distrito que teve pouco crescimento é o de Marracuene”, disse, sem contudo explicar as razões.

No domínio do governo, Paunde disse ter constatado haver muitas realizações de substancia com reflexos imediatos na vida das comunidades. “A titulo de exemplo, houve criação de postos de emprego via os Sete Milhões (Orçamento de Investimento Local – OIL). Como resultado do trabalho do governo – acrescentou – “o número de crianças nos estabelecimentos de ensino cresceu bastante, como também cresceu o número de membros dos conselhos consultivos que estão na alfabetização”.

“Gostamos imenso daquilo que nós vimos no terreno. Há um enorme trabalho que o nosso partido vem realizando na província de Maputo. Confirmamos o grande crescimento de membros e a grande dinâmica de funcionamento do partido”, disse. Paunde realçou igualmente haver um profundo trabalho de mobilização à população para a necessidade de se dedicar, com afinco, às culturas da segunda época.

Durante a sua visita a província de Maputo, o secretario Geral da Frelimo escalou os distritos de Magude, Marracuene, Namaacha e o Municipio da Matola, onde, para alem de orientar comícios populares, manteve encontros com os quadros do partido e do governo ao nível distrital e visitou algumas unidades económicas e sociais.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!