Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Partos Institucionais sobem em Nacarôa

As medidas adoptadas pelo sector da saúde visando a humanização da assistência aos pacientes estão a produzir efeitos positivos no distrito de Nacarôa, onde o número de partos institucionais estão a registar uma subida significativa, comparativamente ao ano passado.

Dados em nosso poder referem que, nos primeiros cinco meses do ano em curso, 798 parturientes acorreram às unidades sanitárias de Nacarôa. Este número supera em 107 partos quando comparado ao total de partos institucionais registados ao longo de todo o ano passado.

O sucesso do trabalho de sensibilização levado a cabo pelas autoridades sanitárias locais no sentido das mulheres apostarem por cuidados mais seguros reflecte-se, também, na componente de partos assistidos por parteiras tradicionais, sobretudo para as mulheres que vivem muito distante de um centro de saúde com maternidade.

Com efeito, as parteiras tradicionais que são treinadas pelo sector da Saúde, sobretudo em matérias de higiene para parto seguro, assistiram nos primeiros cinco meses do ano em curso um total de 580 parturientes contra 528 do ano transacto.

Em Nacarôa, as doenças que mais apoquentam a população, estimada em cerca de 109 mil habitantes, são a malária, diarreias e disenterias, que, ao longo do presente ano, mobilizaram 4.528 pacientes às unidades sanitárias locais para tratamento médico e medicamentoso. Este número é superior ao registado no primeiro semestre do ano passado.

A maior procura de cuidados sanitários por parte da população reflecte-se na redução do número de óbitos e do tempo de tratamento e internamento, sobretudo em relação às patologias resistentes aos fármacos, como a malária.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!