Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Partidos minoritários unidos numa plataforma

Um grupo de partidos e coligações de partidos políticos minoritários moçambicanos acabam de unir-se num organismo que denominam de “Plataforma Territorial dos partidos extraparlamentares”, para constituir alternativa política no país. A “Plataforma” foi apresentada na quarta-feira, em Maputo, a jornalistas, num encontro do qual participaram 15 partidos e coligações, incluindo o Partido Independente de Moçambique (PIMO). Entretanto, não se sabe ao certo quantos partidos fazem parte da “Plataforma” ao todo, embora uns falem de 27 e outros de 28.

De acordo com José Viana, presidente da União dos Democratas de Moçambique (UDM), patrono da “Plataforma”, a mesma tem um cariz meramente político e deverá coordenar e orientar a intervenção disciplinada de todos os partidos extra-parlamentares na vida política do país. Viana sublinhou que não se trata de uma coligação de partidos políticos, mas uma união para defender uma causa comum, que é o bem estar dos moçambicanos.

A “Plataforma” pretende defender a República de Moçambique como um sólido Estado democrático, multipartidário e de direito, onde prevalece o primado da lei e da justiça social. “Visa defender a inclusão dos partidos políticos extra-parlamentares na tomada de decisão nos órgãos decisórios do país, respeitar a vontade do povo expressa em eleições livres, justas, transparentes e credíveis”, enumerou Viana.

A “Plataforma” é parte integrante de um acordo assinado entre 28 partidos, que inclui algumas forças políticas excluídas dos pleitos de 28 de Outubro próximo. O referido acordo foi rubricado no passado dia 16 do corrente mês. De referir que no encontro de apresentação da “Plataforma” participaram o PANAOC, PUN, UDM , PUMILD, PCD, MJRD, PRSD, PARTONAMO, PSDM, PIMO, PUR, PANADE, UASP, UD e EU.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!