Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Partido do governo da África do Sul critica cartoon de Zapiro sobre presidente Zuma

O partido do governo da África do Sul, o Congresso Nacional Africano (ANC), comprou uma luta na sexta-feira com um dos mais celebrados cartoonistas políticos do país, Zapiro, por causa de um desenho do presidente Jacob Zuma com a forma de um pênis ereto.

O cartoom de Jonatham Shapiro, conhecido como Zapiro, no influente jornal semanal Mail and Guardian também se refere a Zuma como “pénis” e ridiculariza suas tentativas de reconciliação racial no país, marcado pelo apartheid.

O incidente ocorre semanas depois de o ANC organizar manifestações populares e ir à Justiça pedindo a retirada da exposição pública de uma pintura intitulada “A Lança”. A pintura exposta em uma galeria de Johanesburgo mostrava Zuma em uma pose leninista com o peito de fora e o pênis exposto. Ela foi removida depois de ser desfigurada.

“Não estamos sozinhos como ANC na condenação desse ato de insulto ao nosso presidente cometido por Zapiro e pelo Mail and Guardian”, disse o partido em um comunicado. “Todos os sul-africanos compartilham o nosso descontentamento.”

O partido pediu que Zapiro, vencedor de uma série de prémios, e o jornal peçam desculpas. Zuma está a processar Zapiro por difamação por outros cartuns, publicados em 2006 e 2008.

A polémica sobre A Lança e o cartum deflagrou alguns dos mais esquentados debates sociais em anos, expondo as rixas raciais que jazem logo abaixo da superfície no país de Nelson Mandela.

O ANC, que governa o país desde o fim do apartheid em 1994, disse que as imagens são racistas e pretendem manchar a dignidade de Zuma de uma maneira parecida com a desumanização do regime de apartheid da minoria branca na África do Sul, de maioria negra.

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!