Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Parlamento Juvenil irá dialogar com Dlhakama sobre o boicote às eleições

O Parlamento Juvenil (PJ) vai reunir com líder da Renamo, Afonso Dlhakama, para juntos discutirem a intenção daquele partido de boicotar os pleitos eleitorais que se avizinham. Embora não tenha sido marcada a data do encontro, o mesmo poderá acontecer na província de Sofala, no distrito de Gorongosa, onde o líder da perdiz se encontra.

Essa decisão foi tomada durante o encontro que o PJ manteve recentemente com o secretário-geral da Renamo, Manuel Bissopo, no qual foram discutidos vários assuntos inerentes às próximas eleições. Durante o referido encontro um dos assuntos abordados foi a intenção daquele partido de boicotar as eleições autárquicas de 20 de Novembro próximo, e gerais de 2014. A visão do PJ sobre esse assunto é de que a Renamo tem o direito constitucional de, querendo, não participar nas eleições, contudo, as coisas mudam de figura quando a intenção é boicotar o processo.

Entretanto, segundo Quitéria Guirengane, a justificação dada pelo secretário-geral da Renamo é de que não basta só não participar nas eleições, é preciso impedir que elas ocorram. “Ele explicou que no passado, quando a Renamo optou por não participar nas eleições, apercebeu-se de que essa não era a via ideal para a solução dos problemas”, por isso pretende boicotar as deste ano”.

Mas para o PJ, esta justificação não faz sentido, tendo, por isso, concluído que a pessoa mais indicada para falar sobre o assunto e com quem poderá trocar impressões é o presidente da Renamo, Afonso Dlhakama. É com este líder que, numa data ainda por marcar, o PJ irá abordar o assunto. Guiremane afirma, no entanto, que o objectivo do encontro é dialogar, de modo a encontrar-se uma solução pacífica para o problema.

“Nós acreditamos sempre que a alternativa para os problemas deve ser sempre o diálogo. O diálogo deve ser a primeira, segunda, a terceira alternativa aos problemas”, sublinhou. No entanto, o PJ faz um balanço positivo dos encontros até aqui realizados com os partidos, embora sinta que ainda há muito espaço de diálogo a ser explorado. Na sua ronda pelas formações políticas, o PJ irá ainda se reunir, em breve, com o partido Frelimo.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!