Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Parlamentares holandeses trabalham em Moçambique

Um grupo de parlamentares holandeses encontra-se em Moçambique a visitar projectos financiados por aquele país europeu. Trata-se de sete membros da Comissão das Relações Exteriores do Parlamento Holandês que, Segunda-feira, visitaram uma comunidade de Inhamizua, arredores da cidade da Beira, onde receberam uma comunicação sobre o Programa de Registo de Nascimentos, que beneficia de apoio do governo daquele país europeu.

Terça-feira última, este mesmo grupo de parlamentares foi recebido pelo primeiro vice-presidente do parlamento moçambicano, Lucas Chomera.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) indica que, no âmbito deste programa, mais de 8,8 milhões de crianças e adultos foram oficialmente registados em todo o país, ganhando assim uma identidade que é um direito de cidadania e que garante o acesso a serviços.

Entretanto, um comunicado de imprensa do UNICEF, hoje recebido pela AIM, indica, por outro lado, que os parlamentares holandeses ficaram preocupados com os altos níveis de pobreza naquele ponto do país.

“Os membros da delegação ficaram bastante comovidos pelo nível de pobreza que encontraram e exprimiram preocupação com o que pode vir a acontecer com as crianças quando seus avos morrerem”, indica a fonte.

Segundo aquela agência das Nações Unidas, os parlamentares holandeses interagiram com os membros do Comité Local de Protecção à Criança, bem como com os membros da comunidade. Mais tarde, a delegação realizou visitas domiciliárias, tendo depois tomado conhecimento da situação de famílias chefiadas por idosos.

“Muitos dos idosos denotavam cansaço, devido à idade avançada, e manifestaram possuir renda muito baixa para satisfazer as necessidades básicas das crianças sob seus cuidados”, afirma o UNICEF.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!