A produção agrícola na província de Manica, Centro de Moçambique, totalizou, durante o primeiro semestre do presente ano, pouco mais de 1,6 milhão de toneladas de culturas diversas.
Este feito constitui um incremento de 28,3 por cento sobre a meta planificada que é de 1.523.000 toneladas. O Secretário Permanente do governo provincial, António Mapure, que falava no decurso da 3ª Sessão Ordinária da Assembleia Provincial, disse que os índices alcançados permitem afirmar que Manica produziu o suficiente para a alimentação dos cerca de 1,6 milhão de pessoas que habitam os dez distritos daquela parcela do país.
Todavia, Mapure reconhece a prevalência do défice alimentar decorrente da fraca produção agrícola que, ciclicamente, afecta os distritos de Macossa, Tambara e Machaze, mas evidencia os esforços que estão a ser empreendidos para minimizar a situação.
Para lograr o sucesso, o Secretário permanente, citado pelo ‘Notícias’, disse que foram disponibilizadas sementes e insumos para que as populações afectadas assegurem a produção da segunda época.