Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Parceiros externos devem a Moçambique 4659,6 milhões de meticais

Os parceiros externos de cooperação com Moçambique libertaram ao longo do primeiro semestre deste ano cerca de 7801,8 milhões de meticais, dos cerca de 12.461,4 milhões de meticais de compromissos assumidos com o Governo para serem desembolsados em apoio directo ao Orçamento do Estado de 2013.

Em falta está o valor correspondente a 37,4%, apurou esta terça-feira o Correio da manhã junto do Ministério das Finanças, justificando dificuldades financeiras criadas pela crise financeira mundial que abala os países doadores como a razão deste incumprimento dos compromissos.

Relativamente a valores prometidos nos Acordos de Retrocessão e Ajuda Alimentar, no período em análise foram colectados por Moçambique cerca de 103,7 milhões de meticais, correspondentes a 89,4% da previsão mensal de contravalores resultantes dos referidos acordos de retrocessão.

Em termos acumulados, o valor global posto à disposição de Moçambique totalizou cerca de 215,5 milhões de meticais, ou seja, 38,6% da previsão anual de 558,7 milhões de meticais, segundo ainda o Ministério das Finanças, realçando não ter havido registo de nenhuma realização relativa à ajuda alimentar.

Receitas

Refira-se, entretanto, que, em termos de arre- cadação de receitas do Estado, o Ministério das Finanças reivindica a colecta de receitas do Estado, em Julho último, no mon- tante global de 10.826,2 milhões de meticais, o correspondente a 99,1% da meta mensal, repartidos em 10.683,6 milhões de meticais de receitas correntes e 142,6 milhões de meticais de receitas de capital.

Esta realização representa um crescimento nominal de 24,4%, comparativamente ao período homólogo de 2012, influenciado pelo desempenho verificado nos impostos sobre bens e serviços e receitas consignadas que no mês em apreço alcançaram níveis de realização superiores comparativamente aos alcançados no período homólogo de 2012.

Já sobre as despesas do Estado, a informação provisória disponível indica que a mesma foi de 13.177 milhões de meticais repartidos em 8838,2 milhões de meticais de despesa de funcionamento, 4157,2 milhões de meticais de despesa de investimento e 181,6 milhões de meticais de operações financeiras.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!