Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Parceiros do MINED vão providenciar apoio alimentar para 180 mil alunos

Um total de 180.000 alunos do ensino primário vão beneficiar, este ano, de um apoio alimentar, no período de um ano, resultante de um acordo de entendimento assinado, Quarta-feira (13), em Maputo, entre o Ministério da Educação (MINED) e alguns parceiros.

O acordo abrange os alunos das províncias de Tete (Centro do país), Nampula (Norte) e Inhambane, Maputo e Gaza, no Sul. Entre os parceiros do MINED inclui-se a organização não-governamental Visão Mundial, ADPP Moçambique e JAM (Joint Aid Managemen).

A secretária permanente do Ministério da Educação, Maria de Fátima, que assinou o acordo com os parceiros, disse que o mesmo vai ajudar a diminuir os casos de desnutrição nos alunos.

“A desnutrição é um problema que atinge a população moçambicana e as crianças em idade escolar. Sabemos que ela tem um impacto negativo para a compreen- são da matéria, por isso cremos que este apoio vai apoiar a minimizar o problema,” disse De Fátima.

Por sua vez, Eurico Banze, porta-voz do MINED, explicou que este apoio ainda não satisfaz as necessidades, mas não avançou detalhes sobre aquilo que seria ideal para fazer face a situação.

“Esta é uma parte da contribuição e acreditamos que é ínfima naquilo que são os desafios da alimentação escolar, tendo em conta que estamos com mais de dois milhões de alunos no país”, disse Banze.

Segundo Banze, com este apoio, o número de alunos beneficiários totaliza 252 mil, incluindo os que vem beneficiando da ajuda providenciada pelo Programa Mundial de Alimentação (PMA). Cientes que a sua ajuda não poderá cobrir a todas as necessidades, os parceiros do MINED disseram estar felizes por sa- ber que estão a contribuir para diminuir o problema da desnutrição no país.

O apoio às escolas não se limita, apenas a ajuda alimentar, inclui também a formação de professores em matéria de educação sanitária e ensino de higiene pessoal. Pretende-se com o acto criar meios para que as crianças tenham uma vida saudável.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!