Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Paralisado projecto de construção da linha de energia para Malawi

Encontra-se num aparente abandono o projecto de construção da linha de transporte da energia eléctrica Tete/Malawi que deveria ter arrancado entre 2009 e 2010. De acordo com Pascoal Bacela, director nacional de Energia, o Banco Mundial (BIRD) e o Governo da Noruega já disponibilizaram cerca de 60 milhões de dólares para a concretização do empreendimento, “mas o Malaui nada está a fazer no sentido de preparar as condições para o arranque da obra de construção da linha”, enfatizou Bacela, falando ao Correio da manhã.

Bacela evitou relacionar o aparente desinteresse do Malaui pelo projecto ao momento actual de relações tensas entre os dois países, “porque sempre há chamada de atenção dos ministros da Energia da África para não ligarmos questões técnicas com políticas”.

A fonte garantiu ao jornal que da parte moçambicana tudo está pronto para o arranque do empreendimento, “mas não vemos nada doutro lado que nos garanta haver ainda vontade”. O director nacional de Energia falavou à margem dos trabalhos da conferência dos ministros da Energia de África que decorreu na passada sexta-feira em Maputo.

Foi, entretanto, neste encontro que a Coreia do Sul anunciou a alocação de cinco biliões de dólares norte-americanos para África, dos quais USD 3,5 milhões para Moçambique, para financiamento de projectos de electrificação do continente durante os próximos três anos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!