Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Paraguai x Espanha, um língua comum dois estilos de jogo diferentes

Um idioma, mas duas formas diferentes de ver o futebol. O Paraguai, que fez da força defensiva uma das suas características fundamentais, e a Espanha, que se gaba de ter um estilo criativo e ofensivo, enfrentam-se por uma vaga nas semifinais do Campeonato do Mundo da FIFA África do Sul 2010, num jogo em que ambas as seleções pretendem fazer história.

{youtube}arefogPWb3I{/youtube}

Apesar de chegar às quartas já ter sido um feito enorme para os paraguaios, eles querem ir ainda mais longe. Por sua vez, a Espanha joga a quinta partida de um Mundial pela quinta vez. Esta vem sendo até hoje a barreira psicológica para o país, mas a geração campeã da Euro 2008 está mais do que disposta a superá-la. O jogo Paraguai x Espanha, começa às 20h30 no Estádio Ellis Park,

Esta é a quarta vez em que as duas seleções se enfrentam, e o retrospecto é bastante equilibrado. Além de um empate em 0 a 0 em um amistoso em 2002, houve dois encontros em Copas do Mundo da FIFA: outra igualdade sem golos na França 1998 e uma vitória espanhola por 3 a 1 na Coreia do Sul/Japão 2002.

A Espanha não perde para uma equipa sul-americana em Mundiaia desde 1986, mas, depois do susto contra a Suíça, que mandou pelos ares qualquer estatística, os espanhóis não confiam mais em nenhum número. O técnico Vicente del Bosque conta com todos os titulares em plenas condições de jogo e não pensa em mudar o esquema tático nem os jogadores, que responderam bem nos duelos anteriores — principalmente na segunda etapa da partida das oitavas, em que o grupo recuperou o brilho e o seu perigoso toque de bola.

A velocidade na movimentação da bola e a qualidade dos jogadores espanhóis são os dois aspectos para os quais o treinador do Paraguai, Gerardo Martino, pediu atenção redobrada aos seus comandados. Os sul-americanos garantem que não jogarão na defesa e tentarão pressionar principalmente no meio de campo, para tentarem fechar os espaços onde Andrés Iniesta e Xavi Hernández podem fazer a diferença. A dúvida fica por conta do meio-campista Aureliano Torres.

Outra preocupação do selecionado alvi rubro é o cansaço, principalmente depois de ter necessitado de um prolongamento e da decisão por penaltis para passar das oitavas.

A defesa paraguaia é, juntamente com a uruguaia, a que menos sofreu golos entre todas as seleções que ainda estão na disputa do Mundial. O guarda-redes Justo Villar só precisou buscar a bola no fundo da rede uma única vez — contra a Itália, na estreia.

Na partida dos quartos de final, ele terá a sua prova de fogo contra o melhor ataque da África do Sul 2010 em oportunidades de golo criadas — mas não em golos marcados, já que a Espanha tem errado demais na finalização. Mesmo assim, David Villa está em ótima fase e é um dos artilheiros da competição, com quatro gols (ao lado de Gonzalo Higuaín e Robert Vittek). O vencedor irá defrontar a poderosa Alemanha que atropelou a Argentina esta tarde.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!