Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Paquistão: deslocados poderão retornar para casa na próxima semana

O primeiro-ministro paquistanês, Yusuf Raza Gilani, afirmou nesta quinta-feira que os quase dois milhões de deslocados pela ofensiva contra os talibãs no noroeste do país poderão retornar para casa na próxima segunda-feira.

“As pessoas deslocadas poderão retornar a partir de 13 de julho. O grupo especial de apoio vai concluir a estratégia a partir de hoje e organizará as coisas para o retorno, segurança e outros aspectos”, declarou o premier. “O Exército permanecerá na região para garantir a segurança da população. O processo de reconstrução das zonas afetadas começará em breve”, completou.

Um total de 1,9 milhão de paquistaneses fugiram da região de Swat e dos distritos próximos, no noroeste do Paquistão, desde o início da ofensiva do Exército contra os talibãs paquistaneses no fim de abril. O Exército afirma desde o final de junho que está na última fase da operação e estimula os deslocados a retornar para casa.

No entanto, muitos distritos foram devastados pelos combates e os combates ainda não chegaram ao fim. O diretor de assuntos humanitários da ONU, John Holmes, afirmou na quarta-feira que o retorno dos refugiados não deve ser apressado e que só deve acontecer quando a segurança for restabelecida.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!