O aparecimento de um pangolim, na noite da Quarta-feira, no distrito de Boane, província de Maputo, apavorou os moradores daquele ponto do sul do país. Trata-se de um animal com significados metafísicos nas comunidades africanas.
Segundo o que se acredita nas tradições das comunidades africanas o aparecimento daquele animal merece atenção porque comunica sempre algum acontecimento, ou seja, é um prenúncio de que algo, positivo ou negativo por acontecer nos dias que se avizinham.
Interpelados pela reportagem da STV, os idosos, tidos como bibliotecas vivas, revelam que o pangolim traz sempre uma mensagem da parte dos defuntos ou deuses. Salientam que a mensagem trazida pelo animal só pode ser interpretada pelos espiritistas (curandeiros) na presença do régulo.
Já os jovens e adolescentes, que na manhã da Quinta-feira, abandonaram as aulas para ver e testemumhar o aparecimento do animal misterioso, dizem nunca antes terem visto o animal senão nos desenhos e nos videos. Acrescentam que sempre ouviram estórias contadas pelos mais velhos sobre o animal mensageiro dos seres doutro mundo.
Dando o seu parecer à reportagem do @Verdade, um jovem estudante de antropologia na maior instituição do ensino superior no país diz não constituir a verdade que um ser biológico como aquele animal pudesse vir da parte dos espíritos, alegando que os poderes sobrenaturais são tentativas filosóficas para tentar explicar aquilo que o Homem não consegue explicar.