Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Panaibra movimenta “Os Solos da Marrabenta”

O coreógrafo moçambicano, Panaibra Gabriel Canda, apresenta na sexta-feira, 15 de Março, a partir das 20.30 horas, a sua criação de dança contemporânea “Tempo e Espaço: Os Solos da Marrabenta”. O evento terá lugar no Centro Cultural Franco-Moçambicano, em Maputo.

Esta é a primeira vez que a coreografia “Tempo e Espaço: Os Solos da Marrabenta” é apresentado no país. Para o efeito, o palco escolhido é o auditório do Centro Cultural Franco-Moçambicano.

De acordo com a organização, a coreografia “Os Solos da Marrabenta” – esperada desde 2009, altura em que ganhou o “Prémio Cultural Para a África Austral 2009 Sylt Quelle” – “explora a crise de identidade, desconstruindo representações culturais de um corpo “puro” africano, em particular o corpo moçambicano”.

Nessa preocupação de cruzar tempos, de resgatar aspectos de uma época remota, a performance explora a noção de corpo africano de hoje. Um corpo pós-colonial, um corpo plural que absorveu os ideais de nacionalismo, da modernidade, do socialismo e da liberdade de expressão.

A concepção da coreografia e a interpretação estão a cargo de Panaíbra Gabriel Canda, num concerto em que se mesclam composições da Marrabenta – uma forma musical surgida nos anos 1950 – que serão interpretadas pelo guitarrista Jorge Domingos. O concerto de dança contemporânea, em referência, é produzido pela CulturArte.

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!