Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Países emergentes: atores presentes no desenvolvimento da África (estudo)

Os países emergentes como o Brasil, a China e a Índia desempenham um papel cada vez maior no desenvolvimento econômico da África ao contrário dos países do G7, segundo um estudo de personalidades mundiais realizado na África. “Todos os dias, as economias emergentes, como o Brasil, a China e a Índia, ganham um importância crescente no desenvolvimento da África”, revela o relatório do Africa Progress Panel, apresentado em Johannesburgo pelo seu presidente, antigo secretário-geral da ONU, Kofi Annan.

“A China anunciou em 2009 que ela reforçaria sua ajuda ao desenvolvimento do continente africano, atingindo um total superior a 12 bilhões de dólares no período de 2010-2012”, destacou o relatório. Ao contrário, os países do G7 (França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos) reduziram sua ajuda.

Segundo o estudo, os compromissos estabelecidos na reunião de Gleneagles (2005) não serão respeitados. Os países mais ricos do planeta prometeram dobrar a ajuda à África antes do término de 2010. Faltaram 56% da ajuda estipulada, principalmente por causa da crise econômica. “Mesmo que alguns países, como os Estados Unidos, tenham completado o montante, outros, particularmente os países europeus como a Itália, adiaram suas metas ou abandonaram suas promessas”, acrescentou o documento.

O Africa Progress Panel, fundado em 2005, tem entre seus membros o antigo primeiro-ministro britânico Tony Blair e ainda Mohammed Yunus, prêmio Nobel da Paz em 2006 pela criação do sistema de microcrédito.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!