Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

País já conta com Projecto “Gestão Comunitária Sustentável e Boa Governação de Florestas”

Um projecto de Gestão Comunitária Sustentável e Boa Governação de Florestas, Zambézia Moçambique foi lançado oficialmente há dias, na Cidade de Maputo. O objectivo do projecto é a promoção da gestão sustentável dos recursos naturais através da participação das comunidades locais na protecção, conservação e restauração da integridade das florestas contribuindo para o desenvolvimento sustentável do País.

O mesmo é implementado pela organização Justiça Ambiental em parceria com a ORAM e OXFAM NOVIB, financiado pela União Europeia. De acordo com o Director Geral Adjunto da Justiça Ambiental estudos realizados por esta organização nas províncias de Cabo Delgado e Zambézia, publicados em 2009, revelam que a problemática da exploração dos recursos florestais no País atingiu proporções alarmantes e insustentáveis nos últimos anos pelo que é urgente a tomada de consciência da gravidade desta situação agindo para adoptar, a todos os níveis, planos e formas de uso sustentável dos recursos que façam com que a conservação ambiental seja parte integrante do processo de desenvolvimento.

O projecto a ser desenvolvido na província central da Zambézia consiste na assessoria das comunidades de Muzo na Maganja da Costa, Nipiodi em Mocuba/Ile e Uape no Gilé em matérias legais e técnicas de elaboração, licenciamento e legalização de planos de maneio comunitário como forma de travar a exploração predatória das florestas e assegurar que as comunidades locais beneficiam dos recursos florestais, madeireiros e não madeireiros de forma sustentável.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!